Blog Post

Saúde bucal e doenças do coração: Entenda agora qual a relação entre elas.

Igor Ribeiro • Jul 07, 2018

A maioria das pessoas acredita que o que acontece em sua boca não tem relação nenhuma com o resto do seu corpo, mas isso é um grande engano. A saúde bucal está diretamente relacionada com a saúde de outros órgãos, como por exemplo o coração. E a falta de higiene bucal pode acabar causando doenças cardíacas seríssimas. Quer entender um pouco melhor como isso pode acontecer? Então leia o texto a seguir onde explicamos a conexão entre uma má saúde bucal e doenças do coração.

Qual a relação entre a saúde bucal e doenças do coração?

Essa relação se dá quando as bactérias cultivadas na boca por causa de uma má higiene bucal acabam entrando na corrente sanguínea através de algum machucado. Uma vez na corrente sanguínea, essa bactérias podem acabar chegando ao coração e aderir a uma área lesionada e começar assim uma grande inflamação que pode até levar à morte. A partir do quadro de inflamação, podem acontecer algumas complicações.

A primeira seria que esse tipo de inflamação impulsiona a produção do corpo da proteína C-reativa, que é responsável pela formação de gordura nas veias e normalmente é associada aos acidentes cardiovasculares. Além dessa complicação, poderia ainda acontecer uma segunda, chamada Endocardite Bacteriana, que é uma infecção do endocárdio (o tecido de revestimento interno do coração). E por último, poderia acontecer uma arteriosclerose , que é uma doença degenerativa da artéria, assim como infartos e AVCs .

Sinais de perigo para prestar muita atenção

Se você ou alguém que você conhece apresenta algum desses sinais abaixo, procure seu dentista para investigar o motivo deles e tratá-los antes que possam virar algo muito maior e mais perigoso. A descoberta precoce de algum problema é essencial para sua resolução, por isso, fique muito atento à lista abaixo.

·Gengivas muito inchadas, sensíveis e vermelhas

·Sangramento na gengiva durante escovação ou uso do fio dental

·Dentes ficando moles ou se afastando

·Mau-hálito

·Sensação constante de gosto ruim na boca

·Pontos de infecção com pus em volta dos dentes e nas gengivas

Esses sintomas apontam que há algo de errado com sua saúde bucal e que você deve procurar um profissional o mais rápido possível. Claro que o ideal é não deixar que sua saúde bucal chegue nessa situação, uma vez que a prevenção é sempre o melhor remédio.

Cuidados com a sua boca

É muito importante cuidar da saúde da sua boca para evitar problemas como os listados acima, que podem acabar tornando-se em doenças muito maiores e mais perigosas. Para que isso não aconteça, basta seguir os conselhos a seguir e manter sua boca o mais saudável possível .

·Escovar os dentes sempre após as refeições

·Passar o fio dental diariamente para eliminar resíduos que não podem ser retirados com a escovação

·Manter uma alimentação saudável que forneça os nutrientes que o corpo necessita, bem como evitar o consumo de açúcar

·Evitar hábitos como o fumo, uma vez que o tabaco prejudica a saúde oral

·Fazer visitas periódicas ao dentista para que esse possa realizar limpezas profundas e preventivas.

Agora que você já sabe que doenças cardíacas podem ser causadas pela má saúde bucal, duvido que vá tratar seus hábitos de higiene da mesma maneira. E é claro que doenças cardíacas tem outras causas, mas não custa nada evitar que uma saúde bucal precária seja o motivo para uma doença do coração, não é verdade?

Se você é de Fortaleza- Ceará e quer fazer uma consulta preventiva ou quer mais informações, clique no link do nosso Whatsapp para agendar um horário.

08 jan., 2024
Ortodontia em Fortaleza - IBR Clinic
05 jan., 2024
This is a subtitle for your new post
23 fev., 2023
Descubra os melhores tratamentos de harmonização do rosto em Fortaleza na IBR Clinic. Nossa clínica oferece tratamentos modernos e seguros para realçar a sua beleza natural.
23 fev., 2023
Saiba sobre os tratamentos de Harmonização Facial na Clínica Estética em Fortaleza
22 fev., 2023
"Conheça os melhores tratamentos para cuidar da pele do rosto em Fortaleza"